Pular para o conteúdo principal

DICAS IMPERDÍVEIS NA COZINHA... Clic na imagem para ver e anotar!


Arroz mais soltinho

Use água quente no preparo, pois a fria retarda o cozimento. Adicione algumas gotas de suco de limão para que o arroz fique leve e solto. O tipo agulhinha pede duas partes de água para cada parte de arroz. Para que a água não transborde da panela, adicione um pedacinho de manteiga ao cozimento.




Bolo fofo a qualquer hora

Verifique se você tem todos os ingredientes, acenda o forno e unte a forma. O bolo cresce melhor se assado logo após o preparo da massa. Use os ingredientes em temperatura ambiente, nunca gelados. Bata as claras até que fiquem firmes, mas não passe do ponto, pois a massa pode ressecar. Se a receita pedir para alternar ingredientes secos e líquidos, comece e acabe pela farinha. Não guarde o fermento na geladeira, porque mudanças de temperatura tendem a alterar seu sabor e textura. Para verificar se ele está bom, coloque um pouquinho de fermento em um copo de água em temperatura ambiente. Se o pó borbulhar como um efervescente, significa que ainda pode ser usado. Bolos de chocolate ganham um tom avermelhado se você acrescentar uma pitada de bicarbonato de sódio durante o preparo.

Feijão maravilha

Para engrossar o caldo, retire uma concha do feijão cozido e amasse os grãos. Retorne à panela e deixe no fogo por mais alguns minutos. Quer que ele cozinhe rapidamente, mantendo a cor e a textura? Então ferva os grãos por cinco minutos em água abundante, troque a água e termine o cozimento. Acrescente o sal apenas no fim, para ele ficar macio.

Pão caseiro nota 10


Enfie o dedo no pão em descanso até ele ficar todo coberto de massa e retire-o. Se após dois minutos o buraco permanecer, a massa já cresceu. Coloque a quantidade exata de sal indicada na receita. Em excesso, o fermento não agirá. Se colocar pouco sal, o pão ficará ressecado e sem sabor.

Carnes suculentas

Amacie a carne de panela: acrescente 1 col. (café) de fermento em pó no cozimento. Frite os bifes em fogo alto para que fiquem suculentos. Tempere qualquer carne com sal somente na hora de servi-la. Isso ajuda a conservar o caldo e a maciez do corte

Frango saboroso

Para tirar o cheiro forte, lave o frango com água, esfregue suco de limão ou vinagre e, em seguida, enxágue. Antes de levar ao forno, pincele toda a superfície com manteiga ou margarina, para evitar que a carne resseque.

Omelete mais fofinha

Ao preparar uma omelete macia, bata as gemas e as claras separadamente e, só depois, junte-as. Isso deixa o prato mais fofo.

Macarrão no ponto

Use 5 litros de água para cozinhar 500 gramas de massa. Quando a água ferver, acrescente uma colher (sopa) de sal. Guarde o óleo para as massas frescas. Fios longos devem ser colocados inteiros na panela e dobrados, sem quebrar, com a ajuda de uma colher. Mexa com um garfo logo no início e, de vez em quando, durante o cozimento. Preste atenção no ponto, que deve ser al dente (cozido, mas resistente à mordida). Não confie na indicação da embalagem: vá experimentando a massa. Para que ela não grude, escorra a água assim que tirar do fogo, coloque em uma travessa e distribua o molho.

Verduras e legumes coloridos

Quer manter a cor dos legumes e verduras? Cozinhe-os no vapor, assim eles também conservam seus nutrientes e seu sabor.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MASSA DE SALGADINHOS ,uma massa pra vários tipos, confira!

Salgadinho Prático Ingredientes: 02 copos de leite 02 copos de farinha de trigo 02 colheres de sopa (rasa) de margarina 02 cubinhos de caldo de legumes ou de galinha ou de carne Medida: Copo de requeijão = 250 ml Preparo: Levar essa mistura ao fogo, ir mexendo até desgrudar da panela. depois de cozida, leve para uma vasilha grande (bacia) untada com óleo (para não grudar), deixe esfriar cinco minutos(não mais)  e sove até a massa esfriar completamente.... fica lisinha e homogênea (linda). Essa massa é base para coxinhas, bolinha de queijo, croquetes e risoles Cada receita dá em média 90 salgadinhos pequenos de festa, a massa fica bem macia e leve. EU FAÇO ASSIM... Coloco o leite, a margarina os cubinhos de caldo (uso o de galinha) quando começa a ferver, jogo a farinha de trigo... DE UMA VEZ SÓ... Parece que não vai dar certo... mas, é só ir com uma colher de pau... misturando tudo até soltar da panela... Mas há quem...

JUJUBA... FAZER EM CASA, É UMA DELICIA COLORIDA...

VAMOS APRENDER A FAZER JUJUBA??? Receita rápida, prática e saborosa! Ingredientes 4 envelopes de gelatina sem sabor 2 xícaras (chá) de água 1 caixa de gelatina sabor morango 1 kg de açúcar refinado Açúcar cristal para envolver as balas Modo de Preparo Misturar as gelatinas com água  e levar ao fogo em banho-maria Misturar até derreter bem e ficar bem quente Acrescentar o açúcar refinado aos poucos  e misturar até que fique totalmente derretido Untar uma fôrma de 28 x 18 cm com óleo  e colocar a mistura ainda quente nesse recipiente Quando esfriar, levar à geladeira por 12 horas Passado este tempo, cortar em cubinhos  e passar cada bala em açúcar cristal Não precisa ser conservado em geladeira Rendimento 100 balas A ÚNICA PARTE NEGATIVA DESTE RECEITA A GENTE COME MAIS PORQUE FICA MUITO MELHOR E MAIS BARATO QUE COMPRAR PRONTA.

Maria-mole de Liquidificador...

Maria-mo le ingredientes 400 ml leite de coco 1 lata creme de leite (sem soro) 1 lata leite condensado 2 gelatina sem sabor modo de preparo Coloque todos os ingredientes no liquidificador Bata por uns 20 minutos Colocar na geladeira por no mínimo 3 horas Pode colocar em taças, servir com coco  ou raspas de chocolate,  caldas de chocolates e até mesmo frutas Se preferir corte os pedaços  e passe no coco ralado. Ah... não esqueça de untar a forma com pouca manteiga ou margarina sem sal, antes de colocar a maria mole. Linda e gostosa... hummmm adoooro coco ralado. Adoro MARIA MOLE.